CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
Capa Geral Caderno 1 Caderno 2 Caderno 3 Caderno 4 Blogs Links Úteis Meteorologia
Instituto Eu Quero Viver
17/12/2008

Camargo Corrêa premia suas melhores práticas e idéias sustentáveis

   

O grupo Camargo Corrêa realizou na última sexta-feira a cerimônia de entrega do Prêmio Idéias e Práticas Sustentáveis. Concurso recebeu 425 inscrições de seis países e premiou projetos no Brasil e Argentina

O concurso teve seis vencedores em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Argentina. Foram premiadas três práticas e três idéias inseridas nas categorias econômica, social e ambiental, que devem agora ser disseminadas para o resto da companhia.

Entre os vencedores na categoria práticas está o projeto do Ventura Corporate Tower, edifício localizado no centro do Rio e um dos primeiros a receber a pré-certificação do selo Green Building na capital carioca, que é conferida pela organização norte-americana US Leed. Também recebeu o prêmio o projeto de reciclagem desenvolvido pela Usina Hidrelétrica Salto Pilão, em Santa Catarina, que recicla lixo de quatro municípios catarinenses, e o programa de recuperação de óleo lubrificante usado como combustível alternativo na Ferrosur, na Argentina.

Na categoria idéias, as propostas premiadas vieram todas de São Paulo. Os projetos vitoriosos propõem a criação de canteiros ecoeficientes para minimizar o impacto ambiental na construção das obras, a adição de escória ao forno nas fábricas de cimento, a criação de um programa da diversidade para apoiar a contratação de pessoas com deficiência e a proposta de parceria com fornecedores, para que repassem seus resíduos para ser queimados nos fornos da fábrica de cimento.

Ao todo, o concurso recebeu 425 inscrições de 11 unidades de negócios do grupo espalhadas por seis países. Foram premiadas as práticas e idéias que se destacaram em inovação e criatividade. A análise dos trabalhos coube a um grupo de 22 jurados, que incluiu consultores especializados e representantes de diversas instituições reconhecidas no país.

O concurso tem a intenção de estimular a cultura interna para a sustentabilidade dentro da corporação. “Nossa intenção é realizar o concurso a cada dois anos”, disse Carla Duprat, diretora de sustentabilidade. A premiação foi restrita aos profissionais do grupo.

Os vencedores do prêmio receberam um troféu criado pelo artista plástico Evaldo Taques Filho, o Batera. Trata-se de uma peça feita de alumínio, material reciclável, com três esferas de cristais Swarovski lapidadas em 120 faces que representam o tripé da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social.

Sobre o grupo Camargo Corrêa
Com receita bruta de R$ 12,4 bilhões em 2007 e cerca 70 mil funcionários, o grupo Camargo Corrêa atua em 20 países e é um dos maiores conglomerados empresariais privados brasileiros. Nascido de uma pequena empresa de construção, em 1939, o grupo, hoje, tem atuação diversificada e está estruturado em cinco divisões de negócios: Engenharia e Construção; Cimentos; Calçados, Têxteis e Siderurgia; Concessões; e Incorporação, Meio Ambiente e Corporativa.

Máquina Comunicação

Veja o que já publicamos sobre Meio Ambiente


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

Últimas no FarolCom

   
FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Meio Ambiente
Meteorologia