CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
 
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver
 
 
 
 
  Campanha Global de Ações pelo Clima - GCCA-BR Acompanhe o Especial
TICTACTICTAC
 
 
Gleide Selma
 
   
  "Wake-UP" no centro de Recife, PE, Brasil. (av. Conde de Boa Vista e rua da Aurora12:40 às 14hs)  
 
 
  MAIS FOTOS
http://www.flickr.com/photos/avaaz
 

21 de setembro: o mundo deu seu recado aos líderes

terça-feira, 22 setembro, 2009 16:04

Cerca de 2500 eventos em todo planeta mobilizaram as sociedades num pedido urgente para a COP-15. No Brasil, o ministro Carlos Minc assinou a campanha TicTacTicTac

São Paulo, 22 de setembro de 2009 – O mundo acordou ontem disposto a dar um recado: exigir que as lideranças globais aprovem um acordo justo, ambicioso e comprometido na 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A cúpula de governos mundiais se reunirá em Copenhague, Dinamarca, de 7 a 19 de dezembro de 2009.

Com 2.472 atividades registradas em todos os continentes, o “The Global Climate Wake up Call” (Hora de Acordar Global) é uma iniciativa da Campanha TicTacTicTac, e somou vitórias nas primeiras horas de mobilização. Na Europa, por exemplo, o primeiro ministro do Reino Unido, Gordon Brown, afirmou, em conversa telefônica durante uma flashmob (mobilização relâmpago) realizada na cidade de Londres, o seu compromisso em defender um acordo climático mais justo e que atenda as necessidades das atuais e futuras gerações.

Em Paris, na França, foram 17 atividades. Em uma delas, mais de 400 pessoas se reuniram nas escadarias da Sacré Couer e promoveram um apelo sonoro para chamar a atenção do presidente Nicolas Sarkosy.

Hora de Acordar no Brasil

O Brasil desempenha um papel fundamental nas negociações sobre o clima e a sociedade brasileira fez sua parte e deu o recado: foram 211 eventos, de todos os tipos e tamanhos, com um único objetivo de pressionar o presidente Lula a defender um acordo amplo e efetivo na COP-15. Entre as centenas de iniciativas, a cidade do Rio de Janeiro foi palco de uma importante conquista: o comprometimento do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em lutar pela definição de um posicionamento-chave do Brasil nas questões relacionadas às mudanças climáticas. O ministro, que compareceu a um evento de plantio de árvores no Jardim Botânico, recebeu das mãos do vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, a plataforma da TicTacTicTac e participou do abaixo-assinado da campanha.

Em São Paulo, entre as 17 iniciativas cadastradas, três flashmobs aconteceram na Avenida Paulista. Um grupo reunido nas escadarias da Gazeta caminhou até o vão livre do MASP e após uma manifestação, que incluiu de ‘barulhaço’ à yoga e meditação, seguiu até a frente do Conjunto Nacional, onde foi instalado um banner com a contagem regressiva para a COP-15.

A Hora de Acordar Global faz parte da campanha TicTacTicTac, uma aliança inédita de organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos, grupos religiosos e pessoas que busca mobilizar, por meio de um amplo abaixo-assinado, organizações, públicas e privadas, redes e a sociedade em geral para pressionar os governos das nações que participarão da COP-15. Todas as assinaturas colhidas no abaixo-assinado fazem parte do banco de dados da campanha mundial. Além disso, a campanha incentiva toda a sociedade civil a proativamente organizar ações paralelas para debater o tema, podendo divulgá-las no site www.tictactictac.org.br. No endereço, também é possível acompanhar a agenda de ações em todos os pa&ia cute;ses participantes da campanha.

Sobre a GCCA-BR
Lançada no primeiro semestre de 2009, a Campanha Global de Ações pelo Clima (GCCA-BR), batizada de Campanha TicTacTicTac, possui um Conselho Consultivo composto por uma grande variedade de personalidades e organizações representativas da sociedade brasileira, incluindo: Avaaz, Greenpeace, Idec, Inesc, Idecri, Oxfam, Vitae Civilis, WWF-BR, Instituto Ethos, Akatu e MST.

Mais informações: http://www.tictactictac.org.br

As atividades da campanha global estão disponíveis no site http://tcktcktck.org

Twitter TicTacTicTac: http://twitter.com/tictacbr


Filmes da campanha TicTacTicTac

"Adaptação" - animação feita pela Young&Rubican: http://www.youtube.com/watch?v=oY4E8PYSdCc

"100 dias para Copenhague- Pq. Ibirapuera-SP": http://www.youtube.com/watch?v=fvCqQRi0ZW8

Campanha global Tcktck: http://www.youtube.com/watch?v=Qo5pvOui6lA&NR=1

Relacionamento com imprensa – Campanha TicTacTicTac
Andrea de Lima / Cilene Marcondes

Leia também:

Mobilização reunirá milhares de eventos em 21 de setembro

Y&R apoia tic tac tic tac


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

outros destaques:

Meio Ambiente

DNAtos

Caldo Quântico

Brasil no Google Maps