CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
 
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver
 
 
 
 
 

Leia mais em:
-COP 15
-Campanha Global de Ações pelo Clima
-Meio Ambiente

 
 
 
     
  Assine petição pelo clima
Clique aqui para participar da mobilização mundial.
 

Voluntários pressionam por acordo do clima

sábado, 28 novembro, 2009 18:58

Dia Internacional do Voluntariado da ONU terá campanha em prol do desenvolvimento sustentável; Brasil promoverá semana de atividades

Por BRUNA ESCALEIRA
da PrimaPagina

A campanha “Seal the Deal” (“Sele o Acordo”) é o mote do Dia Internacional do Voluntariado, que será comemorado em 5 de dezembro – a dois dias do início da Conferência Mundial sobre o Clima. O objetivo é chamar a atenção dos países para a questão do aquecimento global por meio de ações presenciais e on-line ao redor do mundo. Para aumentar a pressão por uma solução para o clima, membros do UNV (Programa de Voluntariado das Nações Unidas) irão a Copenhaguen conversar com os líderes globais.

Um dos pilares da campanha é o site Sele o Acordo!, onde pessoas de todos os países podem cadastrar o número de horas que dedicaram a atividades de voluntariado em prol do meio-ambiente nos últimos 6 meses, além de contar suas experiências e deixar sua opinião sobre o tema das mudanças climáticas. Mais de 370.000 horas já foram cadastradas. Na página também é possível assinar uma petição para que os países fechem um acordo climático em Copenhague. O curto texto da petição clama por um acordo eficiente e definitivo, que estabeleça metas obrigatórias de cortes de emissões e que crie mecanismos para ajudar os países em desenvolvimento a se adaptar aos esforços pelo cima. Até o momento da publicação desta reportagem, cerca de 414 mil pessoas assinaram a petição.

O Brasil também participa da mobilização com a Semana Brasil Voluntário (SBV), uma iniciativa da Rede Brasil Voluntário, formada pelo Centro de Voluntariado de São Paulo, Centro de Ação Voluntária de Curitiba, Instituto Voluntários em Ação de Florianópolis, Parceiros Voluntários do Rio Grande do Sul e RioVoluntário, com apoio do UNV. Esta é a segunda edição do evento, que envolveu 366 municípios brasileiros no ano passado. Este ano, a de SBV ocorre de 2 a 9 de dezembro e conta com atividades por todo o país.

Para o UNV, a semana representa “um espaço de reflexão e discussão sobre o voluntariado como instrumento de desenvolvimento e alcance dos Objetivos do Milênio da ONU”. Algumas das atividades promovidas pelo programa são o “Encontro Internacional do Voluntariado no Pará”, que ocorre dia 4 na Federação das Indústrias do estado do Pará, em parceria com o Instituto Criança Vida; e atividades na comunidade pesqueira Cururuzinho Cururuzão Água Boa, na Ilha de Marajó, em 5 e 6 de dezembro, coordenadas pelo Grupo de Ação pelo Desenvolvimento.

Além de ir aos eventos, é possível participar on-line escolhendo uma atividade no site Voluntários On-line. A Semana Brasil Voluntário de 2008 contou com o apoio de quase 2 mil voluntários on-line, que colaboraram em ações como a divulgação do evento, grupos de discussão ou assessoria a projetos sociais.

O restante da programação, de acordo com a organização, estará disponível, em breve, nos sites das entidades envolvidas:

UNV Brasil - http://www.pnud.org.br/unv

Parceiros Voluntários - www.parceirosvoluntarios.org.br

Centro de Ação Voluntária - www.acaovoluntaria.org.br

Centro de Voluntariado de São Paulo - www.voluntariado.org.br

Instituto Voluntários em Ação - www.voluntariosemacao.org.br

Rio Voluntário - www.riovoluntario.org.br

PNUD Brasil


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

Rádio Web Viola Viva   Núcleo da Música   JanCom AgÊncia da Informação
-   -   -
     
-   -   -
      Vídeos do Renato Cury

outros destaques:

DNAtos

Caldo Quântico

Brasil no Google Maps