CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
 
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver
 
 
 
 
 

Leia mais em:
-COP 15
-Campanha Global de Ações pelo Clima
-Meio Ambiente

 
  Beth Santos  
   
  Prefeito Eduardo Paes e Ministro Carlos Minc  

Prefeitura do Rio lança meta para reduzir em 8% as emissões na cidade

sábado, 28 novembro, 2009 19:38

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou, na manhã desta sexta-feira (27/11), do lançamento do Rio Sustentável - a Política Municipal de Mudanças Climáticas, elaborada pela Prefeitura do Rio. A política estabelece pela primeira vez na história da cidade uma meta para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. A proposta é diminuir em 8% a emissão até o ano de 2012 e estabelecer ainda um novo indicativo de 16% para 2016 e outro de 20% para 2020.

Para atingir a meta de 8% e tornar a cidade mais sustentável, o prefeito do Rio, assinou seis decretos e firma um contrato com a Coppe UFRJ para a realização de um novo inventário de emissões de CO2. O prefeito assinou também um protocolo de intenções com Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e Rio Como Vamos para uma ação integrada de mobilização de toda a sociedade.

"Com essa meta de redução das emissões de CO², o Rio dá exemplo que é orgulho para todos nós", disse o ministro defendendo a mobilização social, de empresários e ambientalistas para mudanças de "padrões de consumo" que possibilitem atingir essas metas.

Durante a apresentação do programa feita pelo vice-prefeito do Rio e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, o prefeito Eduardo Paes ressaltou que se trata de um projeto realista comprometido com a redução "naquilo que é possível", com ações de reflorestamento, instalação de transporte sobre trilhos e criação de aterros sanitários.

A Política Municipal de Mudanças Climáticas do Rio será apresentada pela Prefeitura em Copenhague, na Dinamarca, durante a Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Cop-15), que será realizada de 7 a 18 de dezembro.

Ainda participaram da solenidade a secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Suzana Khan; o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre; o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa; e a secretaria do Ambiente do Rio, Marilene Ramos.

Com informações da Prefeitura do Rio / Ascom MMA


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

Rádio Web Viola Viva   Núcleo da Música   JanCom AgÊncia da Informação
-   -   -
     
-   -   -
      Vídeos do Renato Cury

outros destaques:

DNAtos

Caldo Quântico

Brasil no Google Maps