CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
 
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver
 
 
 
 
 

Leia mais em:
-COP 15
-Campanha Global de Ações pelo Clima
-Meio Ambiente

 
  ARQUIVO  
     

Tô no Clima - Para salvar o planeta
no Ibirapuera

sexta-feira, 4 dezembro, 2009 21:01

No domingo (6/12), no Parque do Ibirapuera, acontece um grande evento gratuito, com shows de Zélia Duncan, Mariana Aydar, Simoninha e Gabriel, o Pensador e muitas outras atividades lúdicas e educacionais. O objetivo é mobilizar a população a pressionar lideranças políticas a estabelecer um novo acordo climático global em Copenhague

O Parque do Ibirapuera, em São Paulo, será palco, no dia 6 de dezembro, das 10h às 18h, do evento TÔ NO CLIMA, uma iniciativa da campanha global de ações pelo clima TICTACTICTAC. O principal objetivo do evento é mobilizar a sociedade brasileira a pressionar líderes nacionais e globais para que não seja adiado o compromisso de firmar um novo acordo climático global durante a durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15), que acontece de 7 a 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

Para evitar as piores conseqüências das mudanças climáticas, é preciso começar a construir uma economia de baixo carbono, ou seja, uma economia com reduções drásticas das emissões dos gases que agravam o efeito estufa.

Nesse sentido, governos de todo o mundo negociam as bases do novo acordo climático. Entre os pontos fundamentais desse novo acordo, estão: a definição de metas de redução de emissões de gases de efeito estufa para as principais economias do mundo e mecanismos de financiamento para ajudar países em desenvolvimento, especialmente os mais pobres, a se preparar e se adaptar às mudanças climáticas.

Copenhague, entretanto, corre o risco de fracassar. Chegar a um acordo tem sido difícil, já que os países relutam em assumir os custos e o peso político para estabelecer novas regras para a produção do que consumimos e a energia que utilizamos. Outro problema é que nações desenvolvidas e em desenvolvimento jogam a responsabilidade pelo novo acordo umas para as outras e não chegam a uma decisão comum.

Aderiram à causa do evento Zélia Duncan, Mariana Aydar, Simoninha e Gabriel, O Pensador, que apresentarão pocket shows gratuitos na área externa do Auditório do Ibirapuera. As apresentações serão intercaladas com a participação de convidados, exibição de depoimentos de lideranças políticas, celebridades e vítimas das mudanças climáticas, assim como intervenções da sociedade civil sobre o tema.

“A ideia de realizar um evento desse porte e totalmente gratuito vai ao encontro do objetivo da TicTacTicTac, que é provocar o envolvimento social sobre a questão climática mundial. As pessoas têm que decidir sobre o seu futuro e o futuro das próximas gerações. Não há mais tempo a perder”, declara Aron Belinky, coordenador executivo da campanha no Brasil.

Enquanto ocorrem os shows na área externa do Auditório, na Marquise do Ibirapuera, diversas ONGs que trabalham com o tema compartilham informações sobre seus projetos e desenvolvem atividades lúdicas que divertem toda a família, como a exibição de filmes sobre o tema, oficinas sobre temas socioambientais, contadores de histórias, pinturas de rosto para a garotada, totens para mensurar pegadas de carbono, entre outras.

“Esse será um dia muito divertido para a família e ao mesmo tempo importante por incentivar que todos reflitam sobre as mudanças climáticas e seu papel dentro deste contexto mundial, ou seja, o que cada um de nós pode fazer para melhorar o clima?”, afirma Belinky.

Segundo ele, “é uma ótima oportunidade que os pais têm de envolver seus filhos, participar de ações voltadas para a cidadania e para o bem do planet. Para quer que, na pratica, combater as mudanças climáticas não se limita aos discursos políticos ou a ações muito distantes da sua realidade cotidiana”.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, Secretaria do Verde do Município de São Paulo, Auditório Ibirapuera e Natura.

SERVIÇO – TÔ NO CLIMA
Local: Auditório e Marquise do Ibirapuera / Avenida Pedro Álvares Cabral s/n
Data: 06/12/2009
Horário: das 10h às 18h
Acesso gratuito para todas as atividades e shows

Realização: Campanha TicTacTicTac
Produção: Dream Factory
Produção musical: Carlos Renno

Ana Paula Parolo
www.approach.com.br


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

Rádio Web Viola Viva     JanCom AgÊncia da Informação
-   -   -
     
-   -   -
   
-   -   -
   

outros destaques:

DNAtos

Caldo Quântico

Brasil no Google Maps