CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
 
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
COP 15
 
 
 
 
 

Leia mais em:
-COP 15
-Campanha Global de Ações pelo Clima
-Meio Ambiente

 
  José Cruz / Agência Senado  
     
  Senadora MArina Silva (PV/AC)  

Senadores brasileiros participam da conferência em Copenhague

segunda-feira, 7 dezembro, 2009 19:48

A conferência mundial sobre mudanças climáticas COP 15, que acontece entre 7 e 18 de dezembro na cidade de Copenhague, na Dinamarca, conta com a presença de senadores brasileiros.

A participação deles ocorre após o Senado aprovar, há menos de duas semanas, os projetos de lei que criam a Política Nacional sobre Mudança do Clima e o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.

Entre os primeiros senadores que participarão da conferência em Copenhague estão Marina Silva (PV-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, e José Nery (PSOL-PA). Outros senadores devem comparecer a partir do dia 14, como Cristovam Buarque (PDT-DF), Fátima Cleide (PT-RO), Jefferson Praia (PDT-AM), Tião Viana (PT-AC) e Aloizio Mercadante (PT-SP).

A senadora Kátia Abreu (DEMP-TO) também estará na conferência, mas na condição de presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). E ainda há parlamentares que ainda vão decidir se participam ou não do evento.

Ideli Salvatti (PT-SC), presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Senado, teve que cancelar sua ida. De acordo com sua assessoria, ela ficará no Brasil a pedido do presidente da República, para coordenar as votações deste final de ano - especialmente as relativas ao Orçamento.

O governo brasileiro participa da COP 15 após anunciar a meta de reduzir entre 36,1% e 38,9% as emissões de gases causadores do efeito estufa. Esse percentual, no entanto, não será calculado a partir do atual nível de emissão, mas do nível estimado para 2020.

Projetos

O projeto de lei (PLC 283/09) que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima foi aprovado pelo Senado no dia 25 do mês passado. Como a matéria foi alterada pelos senadores, ela terá de ser analisada novamente pela Câmara dos Deputados, onde o texto tramitou como PL 18/07.

Já a proposta (PLC 284/09) que cria o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, também aprovada pelo Senado no dia 25, manteve o texto proveniente da Câmara (onde tramitou como PL 2.223/07) e irá à sanção do presidente da República.

Ricardo Koiti Koshimizu / Agência Senado


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

outros destaques:

DNAtos

Caldo Quântico

Brasil no Google Maps