CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
 
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
COP 15
 
 
 
 
 

Leia mais em:
-COP 15
-Campanha Global de Ações pelo Clima
-Meio Ambiente

 

Chanceler luso defende posição 'ambiciosa' da UE sobre clima

segunda-feira, 7 dezembro, 2009 20:07

Bruxelas - O ministro português das Relações Exteriores, Luís Amado, defendeu nesta segunda-feira, em Bruxelas, que a União Europeia assuma uma "posição forte" e "ambiciosa" em Copenhague, e afirmou que é possível alcançar um acordo sobre o objetivo de cortar em 20% os gases poluentes.

"A União Europeia tem a responsabilidade de liderar este processo por tudo o que já fez e por tudo o que seus povos ambicionam fazer neste domínio", disse Amado ao chegar a uma reunião dos chanceleres dos países-membros do bloco europeu.

Delegações de 192 países iniciaram nesta segunda-feira, em Copenhague, as negociações para tentar chegar a um acordo sobre as bases de um novo pacto para a redução de emissões de gases que intensificam o efeito estufa.

Para o ministro português, a posição de Portugal será a de "valorizar" a postura ambiciosa da UE.

Os Estados-membros do bloco já se comprometeram a reduzir as emissões em 20% até 2020, em relação aos níveis de 1990, meta que podem ampliar para 30% caso outros países industrializados realizem "esforços comparáveis".

"Parece-me excessivamente ambicioso, mas veremos se é possível ir além dos 20%, objetivo sobre o qual há, hoje, um consenso muito razoável", concluiu o chanceler português.

Quase 12 anos depois da assinatura do Protocolo de Quioto, em 1997, que definiu metas para inverter as emissões de gases poluentes, os países signatários estão, agora, negociando o pacto que substituirá esse acordo a partir de 2013.

Mais de 100 chefes de Estado e de governo, incluindo o primeiro-ministro português, José Sócrates, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmaram presença em Copenhague, na reta final desta conferência, convocada pelas Nações Unidas.

www.agencialusa.com.br


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

outros destaques:

DNAtos

Caldo Quântico

Brasil no Google Maps