CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
 
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver
 
 
 

Leia mais em:
-COP 15
-Campanha Global de Ações pelo Clima
-Meio Ambiente
-
COP 15 NetWeaver
-COP 15 - site do Governo Federal

 
  Ricardo Stuckert / Arquivo  
   

Lula discute com Obama futuro do Protocolo de Quioto

quinta-feira, 17 dezembro, 2009 11:17

Roberto Maltchick
Enviado Especial

Copenhague (Dinamarca) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou na noite passada por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para tentar salvar o Protocolo de Quioto no acordo político que poderá ser firmado amanhã (18), último dia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague.

Segundo uma fonte ligada a Lula, na conversa, que durou cerca de 30 minutos, o presidente fez um apelo para que Obama reconheça as diferentes responsabilidades dos países ricos e das nações em desenvolvimento para combater o aquecimento global. Os Estados Unidos já disseram que não vão subscrever o Protocolo de Quioto. No entanto, o Brasil quer que os EUA não pressionem outras nações desenvolvidas a deixar as regras do protocolo para aumentar o comprometimento com ações futuras dos países emergentes.

Lula e Obama também falaram rapidamente sobre o financiamento de longo prazo para frear as novas emissões de gases de efeito estufa pelos países emergentes e adaptar as nações pobres aos efeitos das mudanças climáticas.

O telefonema teve uma série de interrupções por problemas técnicos. A ligação caiu algumas vezes, o que, segundo o assessor, deixou a conversa “um pouco truncada”.

Obama deve comparecer ao último dia da conferência. No entanto, em Copenhague há rumores de que ele não viaje à Dinamarca caso não haja possibilidade nem mesmo de um acordo político entre as 192 nações que participam do encontro.

Edição: Juliana Andrade
Agência Brasil


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

outros destaques:

DNAtos

Caldo Quântico

Brasil no Google Maps