CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
 
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver
 
 
 

Leia mais em:
-COP 15
-Campanha Global de Ações pelo Clima
-Meio Ambiente
-
COP 15 NetWeaver
-COP 15 - site do Governo Federal

 
  Divulgação  
   

Em Copenhague, Tripoli lamenta postura de países ricos

quinta-feira, 17 dezembro, 2009 16:18

Deputado também criticou falta de espaço destinado a ONGs

Brasília (17 de dezembro) - Presente à 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15), na Dinamarca, o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) lamentou profundamente nesta quinta-feira que as negociações estejam avançando de forma lenta.

Ricos e Desinteressados
"É latente a falta de interesse de países como os Estados Unidos e a China. A impressão é de que os líderes das nações ricas não querem se comprometer, muito menos assumir metas concretas e investimentos financeiros que possam minimizar os impactos do aquecimento global", observou. "Infelizmente, até o momento, o resultado das negociações está muito longe do satisfatório. Do jeito que as discussões acontecem, corremos o risco de sair daqui com um documento meramente político", alertou.

ONGs menosprezadas
O parlamentar paulista também criticou a organização da COP 15 por não destinar a devida relevância ao trabalho das Organizações Não Governamentais (ONGs) que participam da conferência. "Infelizmente o trabalho e esforço das ONGs está sendo desprezado. A ONU e o governo dinamarquês não estão levando em consideração o importante papel que essas instituições representam na defesa e preservação do meio ambiente. Relatórios e pesquisas elaboradas por elas estão sendo simplesmente ignorados", rechaçou. "Os ativistas ambientais estão sem espaço, debaixo de chuva, no relento. Não é justo que isso aconteça", reclamou, ao relembrar que em 1992, quando participava da ECO-92, no Rio de Janeiro, manifestações pacíficas de ativistas ambientais ocorriam livremente.

Tripoli ainda atentou que embora a COP 15 termine amanhã, os negociadores ainda não chegaram a um consenso sobre o novo acordo climático para complementar o Protocolo de Kyoto depois de 2012.

Felipe Cabral / Assessoria de Imprensa
Gabinete do Deputado Ricardo Tripoli


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

outros destaques:

DNAtos

Caldo Quântico

Brasil no Google Maps