Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
segunda-feira, 19 janeiro, 2015 - 10h12

Codevasf instala 4.171 cisternas e amplia oferta de água em Sergipe

   
Divulgação / Codevasf
Os reservatórios beneficiaram mais de 20 mil pessoas no estado e facilitaram a convivência com a seca no semiárido

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) chegou à marca de 4.171 cisternas distribuídas em Sergipe ao final de 2014.

A instalação dessas cisternas faz parte das ações do programa Água Para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional.

Os reservatórios beneficiaram mais de 20 mil pessoas no estado e facilitaram a convivência com a seca no semiárido.

As cisternas de polietileno foram distribuídas a famílias sem acesso a fornecimento regular de água em 20 municípios sergipanos. Com capacidade para armazenar até 16 mil litros de água, cada cisterna pode abastecer uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses, provendo água para consumo, preparo de alimentos e pequenas atividades domésticas.

Maria de Lourdes dos Santos, moradora da comunidade Caraíbas, em Japaratuba, relata as mudanças em seu padrão de vida desde que foi contemplada com uma cisterna. “Antes a gente ia buscar água longe, e agora a gente pega aqui quando Deus manda chuva do céu e enche a cisterna. Já melhorou muita coisa. Quem não agradece isso, não agradece mais nada. A gente usa para beber, tomar banho, dar banho nos meninos”, afirma.

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Said Schoucair, aponta que as cisternas representam um grande avanço para famílias que vivem em regiões secas. “O programa Água Para Todos dá a essas pessoas o acesso a um bem fundamental. E a Codevasf já tem planos de ampliar o número de cisternas e a perspectiva de construir barreiros no interior sergipano”, diz o superintendente regional.

A Codevasf segue instalando novas cisternas e, em breve, deve alcançar quantidade superior a 4.400 cisternas distribuídas em Sergipe. Como as famílias contempladas são orientadas sobre cuidados básicos para manter a água armazenada em boas condições, as cisternas possibilitam o consumo de água saudável, reduzindo o aparecimento de doenças nas comunidades atendidas.

O programa Água Para Todos também vai viabilizar a implantação de 210 barreiros em Sergipe. Com a finalidade de armazenar água para abastecer os rebanhos, os barreiros devem beneficiar um público estimado de 5.723 famílias em dez municípios. Atualmente estão sendo elaborados os projetos executivos que vão indicar as localidades para a construção dos barreiros. O serviço foi contratado em dezembro, resultado de um investimento de R$ 1,3 milhão da Codevasf.

Imprensa | Codevasf

Saiba mais no Caderno Água

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest