Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
terça-feira, 3 março, 2015 - 9h14

Vídeo mostra como país monitora riscos de desastres naturais

   
reprodução/INCT-MC
Material lançado pelo INCT para Mudanças Climáticas é voltado a educadores, estudantes e formuladores de políticas públicas

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC) lançou um vídeo educacional –voltado a educadores, estudantes de ensino médio e de graduação e formuladores de políticas públicas – sobre os sistemas de monitoramento de desastres naturais e prevenção de seus impactos.

O vídeo traz informações sobre as causas do aumento no número de desastres naturais e sobre como o país se prepara para prevenir e reduzir os prejuízos nos diversos setores da sociedade.

Pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) demonstram como é feito o monitoramento de áreas de risco 24 horas por dia. O vídeo também mostra como os desastres interferem e prejudicam a vida das pessoas e como se deve evitar o surgimento de novos cenários de risco.

Até junho, outros cinco vídeos educacionais deverão ser concluídos, abordando temas relacionados às pesquisas do INCT: segurança alimentar, segurança energética, segurança hídrica, saúde e biodiversidade.

O material faz parte do projeto de difusão do conhecimento gerado pelas pesquisas realizadas em seis anos de vigência do INCT-MC (2008-2014), sediado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e que conta com apoio da FAPESP e do CNPq.

Esse conhecimento também está sendo reunido em um portal na internet, que deverá ser lançado no primeiro semestre de 2015. O INCT-MC envolve mais de 90 grupos de pesquisa de 102 instituições e universidades brasileiras e estrangeiras, com cerca de 300 participantes.

O vídeo educacional pode ser visto em:

https://vimeo.com/119340038 - Vimeo

https://www.youtube.com/watch?v=1DNm3eGZC-w&feature=youtu.be - YouTube

Mais informações sobre o INCT-MC em: http://inct.ccst.inpe.br

por Agência Fapesp

Saiba mais no Caderno Água

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest