Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
terça-feira, 17 março, 2015 - 12h35 atualizada às 21h33

Níveis do Cantareira sobem, mas continuam no volume morto

   
Governo de São Paulo
Sistema Alto Tietê

Seria necessário chover quatro vezes mais para o reservatório alcançar a mesma cota de volume útil (aquele que não precisa bombeamento) de março de 2013.

A recuperação do primeiro volume morto, ainda necessita de outros 140 milhões de litros para alcançar a marca zero do volume útil.

Por outro lado segundo os dados oficiais o Sistema Cantareira passou de 15% para 15,3% de sua capacidade, acumulando 157,5 milímetros no mês.

Os reservatórios de abastecimento administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tiveram elevação no nível de água de ontem (16) para hoje (17).

Segundo os dados da empresa, o Sistema Cantareira passou de 15% para 15,3% de sua capacidade. Nos últimos dois dias choveu no manancial 9,6 milímetros (mm), acumulando 157,5 mm no mês, enquanto a média histórica para o período é 178,0 mm.

No Guarapiranga, o nível passou de 74,7% para 76,8%, depois de 15,6 mm de chuvas. No mês choveu 148,4 mm, com a média histórica de 153,2 mm. No Sistema Rio Grande, ontem, o nível estava em 98,1% e passou para 98,3%, com pluviometria em 14,4 mm, acumulando nos 17 dias de março 184,4 mm. A média histórica para o período é 186,3 mm.

No Sistema Alto Tietê, o volume passou de 21,8% para 22%. De ontem para hoje, choveu 10,3 mm. O índice pluviométrico chegou a 145,2 mm (a média histórica do sistema é 172,4 mm). No Alto Cotia, o volume armazenado chegou a 56% da capacidade do reservatório e a pluviometria do dia foi 26,6 mm. No mês choveu 112,0 mm e a média para o período é 149,1 mm.

O Sistema Rio Claro passou de 40,4% para 40,5%, com 5 mm de chuva. O acumulado chegou a 165,8 mm (média histórica de 245,9 mm).

Outros pontos de vista

Você pode acompanhar os índices e outras informações úteis pelo perfil Rios e Ruas no Facebook, explicações e gráficos no site Além do Laboratório, no próprio site da Sabesp e no site Apolo 11. (NR)

Rios e Ruas (https://www.facebook.com/rioseruas)
Clique na foto para ampliar

Acrescentado às 21h33

Após pedido do MP, Sabesp muda forma de calcular nível de água do Cantareira

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) alterou hoje (17) a forma de calcular o nível de armazenamento do Sistema Cantareira. Após recomendação do Ministério Público, a empresa agora informa o volume de água disponível no reservatório em relação ao total possível de ser armazenado – considerando os dois volumes mortos (reservas técnicas) autorizados pelos órgãos reguladores: de 182,5 milhões de metros cúbicos (m³) e de 105 milhões de m³, respectivamente.

Até hoje, a Sabesp informava o nível do sistema em relação apenas ao volume útil, sem considerar os volumes mortos. A alteração fez com que o nível do Cantareira (hoje em 150,6 milhões de m³) passasse de 15,3% (usando o método anterior) para 11,9% (com a nova medição).

O volume total armazenável no sistema é de 1.269,5 milhões de m³ de água: 982 milhões de m³ do volume útil, somados aos dois volumes mortos, respectivamente 182,5 milhões e 105 milhões de m³. (Agência Brasil)

da redação com informações da Sabesp e do Rios e Ruas

Saiba mais no Caderno Água

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest