Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
sexta-feira, 20 março, 2015 - 21h55

Projeto Água & Esalq unirá ciência e cidadania

   
Marcos Santos | USP Imagens
Site a ser lançado no dia 23 de março visa reunir informações sobre o tema

Em virtude da crise hídrica, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, lançou, durante a Semana de Recepção aos Ingressantes de 2015, o projeto Água & Esalq: Racionalizar ou Racionar.

A proposta da iniciativa é destacar princípios de ciência e cidadania, dando visibilidade às ações relativas à questão da água que ocorrem tanto na Esalq, quanto na Prefeitura do Campus e no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), outras unidades da USP em Piracicaba.

De acordo com o diretor da Escola, Luiz Gustavo Nussio, a Esalq explorará, a partir desse ano, temas de interesse social, que envolvam a comunidade do Campus Luiz de Queiroz e piracicabana, estimulando reflexões e iniciativas já existentes nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Para dar prosseguimento às atividades previstas pelo projeto, no dia 23 de março, às 14h30, será lançado um site com o objetivo de unir as informações sobre o tema, oferecendo à comunidade a oportunidade de conhecer e participar de ações de adequação ambiental, eventos técnico científicos e ter conhecimento de pesquisas, dissertações e teses desenvolvidas no Campus que tenham a água como objeto de estudo.

O conteúdo do site também apresentará outras novidades, entre elas entrevistas com pesquisadores do campus que trabalham com o tema; divulgação de eventos nacionais e internacionais do assunto Água; registro dos artigos científicos e técnicos já existentes no Campus para que os interessados possam se aprofundar na temática; canal de comunicação com a comunidade para que enviem sugestões e críticas e ideais para incrementar o site e participação nas ações.

“Essa iniciativa é muito oportuna porque essa discussão que ocorre no mundo inteiro passa por fases muito semelhantes as quais estamos passando aqui e, em momentos de escassez, o homem precisa se organizar”, avalia Marcos Vinicius Folegatti, professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas e membro da comissão organizadora do Projeto Água & Esalq. De acordo com o professor Folegatti, o projeto é um chamado importante aos alunos da instituição, que serão profissionais com ligação estreita à temática da água.

Discussão

“A Esalq tem sete cursos de graduação e a todos eles cabe a discussão sobre o tema da água”, afirma Folegatti, “daí a provocação de fazer com que os alunos entendam esse conceito da bacia hidrográfica, de quanto ela tem disponível, de qual a população que ali vive, quais são as atividades industriais que ali estão inseridas, quais são as atividades agrícolas e como fazer com que essa água atinja a todos esses multiusos de uma maneira justa, que só pode ocorrer se houver uma grande discussão de como colocar a quantia certa para cada atividade”.

Uma das principais metas do projeto “Água&Esalq” é interagir especialmente com os alunos de graduação, em uma modalidade de desafio que destacará iniciativas em inovação, empreendedorismo e cidadania dentro do tema. O “Desafio Água” avaliará ideias e estratégias para o enfrentamento da crise hídrica. Assim, será lançado, até a primeira quinzena de abril, o regulamento para cada uma das categorias: Frases; Fotos; Vídeos; Projetos a serem implementados, sendo que a categoria Frases também será estendida a toda a comunidade piracicabana.

Outra atividade que foi incorporada ao projeto Água&Esalq ocorre a partir de um convênio acadêmico internacional com a Tokyo University of Agriculture (TUA), no Japão. Segundo o professor Celso Omoto, que coordena o convênio na Esalq, a instituição japonesa convidou a Escola a indicar um aluno graduação para participar do evento “15th International Students Summit” (ISS), a ser realizado nos dias 01 e 02 de outubro, em Tóquio, no Japão. “Trata-se de um evento para discussão de temas ligados a alimento, agricultura e ambiente e como a Diretoria da Esalq está promovendo ações sobre o tema “Água: Racionalizar ou Racionar”, o trabalho a ser apresentado no evento deverá estar ligado a esse tema específico”, comenta Omoto.

Na Prefeitura do Campus (PUSP-LQ), por exemplo, já existe uma Comissão de Recursos Hídricos composta por professores, alunos e funcionários. Nos últimos dias 17 e 18 de março, a Comissão de Recursos Hídricos realizou um workshop sobre o uso da água, reunindo a comunidade interna para acompanhar apresentações e palestras sobre a captação, tratamento e distribuição de água no campus, além de uma oficina sobre captação de água da chuva.

Por Caio Albuquerque, da Esalq em Piracicaba

Saiba mais no Caderno Água

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest