Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
domingo, 22 março, 2015 - 14h17

O verão mais chuvoso de São Paulo nos últimos 15 anos

   
Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em fevereiro e março, o volume de chuva em São Paulo foi superior à média esperada pelos meteorologistas

O verão, que terminou ontem (20), foi o segundo mais chuvoso da capital paulista nos últimos 15 anos. A informação é do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

De acordo com o CGE, entre 21 de dezembro e 20 de março choveu 24,7% acima da média, com o acúmulo de 790,5 mm de chuva. O esperado era 634mm. Até então, o maior índice registrado ocorrera no verão de 2009/2010, com 849,6mm de chuva, 34% acima da média esperada para o período.

Os números foram impulsionados pela chuva que caiu entre fevereiro [com 18% de chuva acima da média esperada para o mês] e março [mês que ainda não terminou, mas que já apresenta volume de chuva 30% acima da média].

Segundo os meteorologistas do CGE, a condição não é atípica. “O verão se caracteriza por uma estação quente e úmida, o que favorece a formação de áreas de instabilidade com forte intensidade, normalmente no fim das tardes, quando a temperatura máxima já foi atingida”, explicou o meteorologista Thomaz Garcia.

A zona sul foi a região que mais acumulou chuva no período [867,2 mm]. Conforme Garcia, isto explica o fato de a represa Guarapiranga, situada na região, operar com mais de 80% da sua capacidade.

A expectativa do CGE é que, durante o outono, a chuva acompanhe a média de 204,8 mm para a estação nos últimos 15 anos. Nos últimos dois anos, choveu menos que a média: 189 mm em 2013 e 176,1 mm em 2014.

Agência Brasil

Saiba mais no Caderno Água

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest