Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
sábado, 4 abril, 2015 - 11h59

Economizar água e energia é um bom negócio

   

Busca pela eficiência energética e redução no consumo de água pode se dar por meio de atitudes simples na gestão. Tornar mais racional e eficiente o consumo de energia e água é muito importante para a sustentabilidade do planeta.

Mas evitar gastos desnecessários no negócio é fundamental para o sucesso de um empreendimento. Quando esses serviços representam uma boa fatia dos custos de um negócio, é mais do que oportuna a reavaliação no modelo adotado pela empresa.

“A busca pela eficiência energética pode se dar por meio de atitudes simples na gestão, no processo produtivo e até mesmo nas atividades mais rotineiras da empresa.

Arquivo / ASN

Trocar cores de paredes, redimensionar o uso do ar condicionado, colocar timers em aparelhos, manter limpos filtros e serpentinas, redimensionar o uso de máquinas e equipamentos são alguns exemplos”, explica Ana Maria Costa Araújo, analista de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Distrito Federal.

Já o uso racional da água também pode representar uma fonte de redução de custos. Em tempos em que é preciso utilizá-la de modo consciente, é de extrema importância a revisão periódica na parte hidráulica da empresa, evitando vazamentos e o consequente aumento na conta. Além disso, existem medidas possíveis para diminuir a sua utilização ou até mesmo o reaproveitamento, que traz grandes benefícios às empresas.

“O Sebrae oferece uma série de soluções voltadas para a eficiência e a sustentabilidade. É fundamental que as empresas se comprometam com o uso racional da energia e da água, assumindo um papel importante para que a nossa economia tenha um desenvolvimento sustentável, o que ainda pode resultar em economia e redução de custos”, explica a gestora.

Dicas para economizar água

1. Reduza a vazão das torneiras.

2. Procure reaproveitar a água usada no próprio processo produtivo.

3. Use a quantidade adequada de produtos de limpeza.

4. Use a água da chuva para a limpeza de áreas externas.

5. Controle os vazamentos com manutenção preventiva.

6. Na descarga, verifique se a válvula não está com defeito. Aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

7. Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isso significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

8. Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

9. Não deixe a caixa d’água transbordar e mantenha-a tampada.

10. Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e, depois, enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar, são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

11. No inverno, a rega de jardins e plantas pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

12. Lavar o carro com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar.

13. Na limpeza de quintal e calçadas, use vassoura. Se precisar, utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.

Dicas para economizar energia

1. Examine sua conta de luz e calcule o seu consumo de energia – Kwh diário, observando sua faixa de consumo = verde, amarela ou vermelha.

2. Disjuntores/fusíveis abrindo e quedas de energia quando outros equipamentos estão ligados são sinais de perdas nas instalações, que podem chegar a 2,5%.

3. Aquecimento de tomadas, fios e equipamentos, além de perdas de energia, significam riscos de choque elétrico e incêndio.

4. O consumo de energia em iluminação pode ser responsável por até 10% a 15% do consumo da eletricidade. Utilize lâmpadas e luminárias eficientes.

5. Não deixe a luz ligada quando não é necessário e instale sensores de movimento em passagens e banheiros, por exemplo.

6. Um equipamento de ar-condicionado pode consumir mais de 20% de energia por perda. Verifique se seus equipamentos de ar-condicionado estão calculados para o ambiente, não expostos ao sol, com o termostato regulado para 22 graus, portas e janelas do ambiente fechadas, abertura de ar e filtros limpos e calafetação do aparelho com a parede perfeita.

7. Geladeiras e freezers devem ter espaços entre eles e paredes maiores que 15 cm e com ventilação natural. As portas se abrem facilmente e, se existem camadas de gelo nas paredes internas, é preciso trocar as borrachas das portas, pois essas perdas de energia chegam a 30%.

8. Pelas placas ou manuais dos equipamentos elétricos utilizados, calcule o consumo de cada um por dia e tempo de uso e compare com a leitura do relógio de consumo de eletricidade por período noite e dia. .

9. Adquira equipamentos e lâmpadas com selos do INMETRO/PROCEL – tipo A. São os mais eficientes existentes.

10. Equipamentos ligados sem utilidade e/ou utilizados sem programação otimizada podem ser responsáveis por cerca de 30% do desperdício de seu consumo.

por Célia Curto via Agência Sebrae de Notícias

Saiba mais no Caderno Água

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest