Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
quarta-feira, 8 abril, 2015 - 21h10

Prefeitos debatem experiências concretas de políticas públicas sustentáveis

   

A 1ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, Políticas Públicas Inovadoras terminou hoje (8) em Brasília.

No evento, prefeitos de municípios brasileiros e de outros países apresentaram experiências concretas de gestão pública sustentável, incluindo diversas áreas como saúde, educação, mobilidade, segurança e governança.

O encontro começou ontem, durante o 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

De acordo com o coordenador executivo do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Maurício Broinizi Pereira, a ideia é levar os prefeitos e dirigentes que têm boas práticas a compartilhar esses feitos.

”O encontro foi excelente em conteúdo e participação, com debates de altíssimo nível. A ideia é ressaltar políticas públicas que já apresentam bons resultados e servir de referência a outros municípios para fazer essa troca de experiências, investir em sustentabilidade, formar uma massa crítica que colabore na prática também em áreas urbanas, que são responsáveis por 80% da emissão de CO2”, disse Maurício Broinizi.

O Programa Cidades Sustentáveis já trabalha com municípios e oferece uma plataforma que funciona como uma agenda para a sustentabilidade, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e abordando diferentes áreas de gestão pública em 12 eixos temáticos como: governança, educação para sustentabilidade e qualidade de vida, gestão local para a sustentabilidade.

Leia também:

Brasilienses discutem propostas para tornar cidade mais justa e sustentável

Durante o evento, prefeitos e gestores apresentaram exemplos de políticas já executadas em seus municípios, como Paragominas (PA), que foi a primeira, ao lado de Lucas do Rio Verde (MT), a implantar o projeto Município Verde, lançado em 2007 e 2008 pelo governo federal para a Amazônia.

O prefeito de Paragominas conseguiu a adesão de 51 entidades locais para o pacto de Desmatamento Zero e implantou a educação ambiental para 30 mil alunos.

Agência Brasil

Veja outras notícias sobre:

Desastre Ambiental em Mariana

Caderno Meio Ambiente

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest