Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
domingo, 10 maio, 2015 - 18h13

Codevasf sedia debate nacional sobre segurança hídrica em Sergipe

   

Projetos, estudos e obras estruturantes para ampliação da oferta hídrica e redução de riscos associados a eventos extremos de secas e cheias foram os temas que deram a tônica, na sexta-feira (8), aos debates do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) em Sergipe.

O evento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e sediado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no auditório de sua superintendência regional, em Aracaju.

Reuniram-se os representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ministério da Integração Nacional (MI), entre outros órgãos, para debater a situação hídrica no Brasil e em Sergipe.

divulgação / Codevasf
O gerente regional de Revitalização, Oscálmi Porto, explicou que várias ações da Codevasf promovem a segurança hídrica, ao mesmo tempo em que dependem dela

O gerente regional de Revitalização, Oscálmi Porto, explicou que várias ações da Codevasf promovem a segurança hídrica, ao mesmo tempo em que dependem dela. “Perímetros irrigados e sistemas de abastecimento de água promovem a segurança hídrica, garantindo água para abastecimento da população e atividades produtivas. Por outro lado, a Codevasf também executa ações que promovem a qualidade das fontes hídricas, como a implantação de sistemas de esgotamento sanitário ou ações de resíduos sólidos, e que ampliam a produção de água, a exemplo da recuperação de nascentes”, declarou.

O evento teve as presenças do superintendente regional substituto, Antônio Porfírio, e do secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas. “É muito importante haver essa parceria entre os órgãos para que todos possam superar as dificuldades. E a Codevasf possui uma série de ações conjuntas com a Semarh; a mais recente delas é a doação de uma área para a ampliação da Grota do Angico, que contou com uma solenidade simbólica durante o Dia da Caatinga”, afirmou Porfírio.

O superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimoraes, apresentou os objetivos do Plano Nacional de Segurança Hídrica. O PNSH tem como objetivo criar diretrizes e critérios para definição das principais intervenções estratégicas do país para garantir a oferta de água para abastecimento humano e atividades produtivas, bem como para reduzir os riscos associados a eventos críticos, a exemplo de secas e enchentes.

Lançado em agosto de 2014, o plano pretende identificar, até 2020, as demandas efetivas do setor de recursos hídricos. A meta do PNSH é, a partir desse estudo, concretizar as intervenções propostas até o ano de 2035.

Imprensa Codevasf

Saiba mais no Caderno Água

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest