Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
quarta-feira, 9 setembro, 2015 - 23h02

Segurança hídrica será tema de conferência

Evento vai acontecer entre os dias 13 e 16 de setembro, em Uberlândia (MG). Os desafios da crise que atinge o setor hídrico e propostas para amenizar o problema serão debatidos na Conferência Nacional de Segurança Hídrica (CNSH)

   

O objetivo do evento é discutir soluções para a escassez de água por meio de oficinas setorizadas e espaços de reflexão. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site do evento.

O tema, um dos que mais atinge os setores da economia brasileira e uma das principais preocupações da população, será discutido em fóruns, debates, oficinas e palestras. Uma feira de produtos e serviços também funcionará no local.

“A gente precisa de espaço para debater tecnicamente a questão da escassez de água”, disse Marcelo Medeiros, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente. “Um dos problemas da escassez extrema é a dificuldade para difusão de informações corretas para que as pessoas consigam entender.

Paulo de Araújo/MMA
Oferta de água na ordem do dia | Paulo de Araújo/MMA
Oferta de água na ordem do dia

Protocolo

A conclusão dos debates será apresentada no final da programação em um protocolo de intenções. As propostas para enfrentar o desafio da segurança hídrica no Brasil, constadas no documento, serão elaboradas durante as oficinas dos setores de Hidroeletricidade, Indústria e Mineração, Meio Ambiente e Sociedade, Agropecuária e Aquacultura, Saneamento e Saúde e Administração Pública.

O diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA), Ney Maranhão, explica que serão necessárias diversas medidas para tentar sanar o problema da escassez. “É um conjunto de ações integradas e articuladas entre si que vai permitir que a gente tenha uma outra relação com os recursos hídricos e assim, garantir que teremos uma segurança nesse sentido”, explica.

A CNSH é realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pool Comunicação.

Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia, Departamento Municipal Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae) e também recebe o apoio institucional da Agência Nacional das Águas (ANA), Ministério do Meio Ambiente, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográfica (Rebob), Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográfica (Encob) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Palestrantes

A palestra magna, ministrada pelo especialista em assuntos ambientais e desenvolvimento sustentável Peter Gammeltoft, marcará a abertura do evento. O tema abordado será “Construindo soluções para a segurança hídrica: cenários, perspectiva e experiência”. Ele é especialista em assuntos ambientais e desenvolvimento sustentável e mestre em Engenharia Química pela Universidade Técnica da Dinamarca.

O Plano Nacional de Segurança Hídrica também será um dos assuntos da conferência, que será analisado pela diretora da ANA, Gisela Forattini. O pesquisador da Embrapa Cerrados, Lineu Neiva, e o supervisor Corporativo de Hidrogeologia da Vale Fertilizantes, Marcus Vinícios Andrade, apresentarão casos de sucesso nos respectivos setores.

Para se inscrever, clique aqui

Isadora Fonseca | Comunicação Social/MMA

Saiba mais no Caderno Água

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest