Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
sexta-feira, 2 outubro, 2015 - 9h11

Paraíba inaugura 3 sistemas do Água Doce

Hoje (02/10), o Programa Água Doce (PAD) entrega, na Paraíba, os três primeiros sistemas de dessalinização recuperados pelo programa no Estado

   

O evento acontecerá em Serra Branca, um dos municípios beneficiados. Dos três sistemas, dois atendem às sedes dos municípios Serra Branca e Parari, o terceiro fornece água potável à comunidade rural de Sítio Farias, em Parari.

“Serra Branca estará em festa amanhã” conta Maria José, moradora do município. “Toda a população estará presente na inauguração do sistema que nos garante água para beber, cozinhar, para as principais necessidades. Vai ser uma festa linda, até banda a gente vai ter.”

Situação grave

Ao todo, esses sistemas beneficiam 5.800 pessoas que sofrem com a escassez de água na região. “Além das famílias, os sistemas de dessalinização das sedes municipais também abastecem instituições como escola, creche, posto de saúde, presídio, fórum, delegacia”, diz o coordenador Estadual do PAD, Robi Tabolkados Santos. “As comunidades de Serra Branca e Parari estavam em uma situação grave sem os dessalinizadores”.

Paulo de Araújo/MMA
Dessalinizadores, parceria entre os governos federal, estadual e municipal, beneficiarão 5.800 pessoas | Paulo de Araújo/MMA
Dessalinizadores, parceria entre os governos federal, estadual e municipal, beneficiarão 5.800 pessoas

O PAD é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer uma política permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano.

Projeções 2016

O programa incorpora cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização. “Temos nove convênios em andamento e até 2016 estaremos beneficiando 500 mil pessoas, explica o coordenador Nacional do Água Doce, Renato Saraiva. “Os Estados estão a todo vapor tocando as obras e entregando os sistemas.”

O convênio com a Paraíba é de R$ 21 milhões e tem como meta a implantação, recuperação e gestão de 93 sistemas de dessalinização que vão beneficiar 12 mil famílias.

Os beneficiados

O município de Serra Branca fica a 238 quilômetros de João Pessoa. Sua economia baseia-se na agricultura de subsistência, comércio e funcionalismo público. As principais culturas são milho e feijão. Na pecuária predomina a criação de caprinos e ovinos. Muitas famílias complementam a renda com programas de renda mínima do governo federal.

Parari situa-se na região central do Estado, a uma distância de 206 quilômetros da capital. Os moradores vivem do comércio, empregos públicos, agricultura de subsistência e setor de serviços.

Sítio Farias é uma comunidade rural localizada a sete quilômetros da sede do município. Oitenta famílias moram no local e dependem da agricultura de subsistência (milho e feijão) e da criação de bovinos. Complementam a renda com recursos dos programas de renda mínima do governo federal.

Os moradores de Sítio Farias contam com cisternas no período de chuva, mas na seca há apenas a água do dessalinizador. “Pra gente isso é uma riqueza. Água doce, potável, tratada. Os açudes, agora, estão todos secos, se não fosse essa água a gente tava passando sede. E mesmo quando tem água no açude, não é água boa assim, tratada, não se compara com essa água”, destaca Jaqueline Lima de Almeida, que reside na comunidade rural.

Rafaela Ribeiro | Comunicação Social MMA

Saiba mais no Caderno Água

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest