Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
quinta-feira, 24 dezembro, 2015 - 13h03

Consumo consciente da água no final de ano

Ações de Governo e começo da estação chuvosa vão melhorar os níveis dos reservatórios, mas todos devem manter o alerta

   

O Governo de Minas Gerais deu início, nesta segunda-feira (21/12), à captação de água no Rio Paraopeba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O objetivo é bombear água do Rio Paraopeba para poupar a água dos reservatórios no período seco.

Trata-se de uma ação fundamental, que vai garantir o abastecimento da RMBH por pelo menos, 20 anos.

O período chuvoso ajuda a melhorar um pouco o cenário. Mas mesmo com ações de Governo e o favorecimento climático do verão, manter a vigilância é necessário. E para isso, continuar praticando o consumo consciente, em qualquer condição, em todos os períodos do ano.

Marcos Santos/USP Imagens
Dicas simples de economia ajudam você a manter-se atento ao uso da água | foto: Marcos Santos/USP Imagens
Dicas simples de economia ajudam você a manter-se atento ao uso da água

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) listou algumas dicas simples de economia para ajudar a você a manter-se atento ao uso da água mesmo no período de festas e férias. Veja como é facil praticar:

Feriados de fim de ano, férias e viagens quebram a rotina da limpeza da casa. Mais gente circulando, crianças brincando, festas, mais roupa suja e inclusive viagens.

Veja como organizar sua rotina sem aumentar o gasto hídrico:

clique nas imagens para ampliar

Monitore seu consumo e veja onde ele pode ser ainda mais reduzido | Infográfico/Agência Minas

A cozinha é um lugar na casa que fica muito sujo por causa das ceias natalinas ou celebrações pelo ano que entra. Na hora de cozinhar e lavar pratos, tabuleiros com gordura e forno redobre a atenção. A roupa suja, panos encardidos e peças delicadas também complicam a lavagem. Por isso, metodologia para preservar a limpeza econômica:

Monitore seu consumo e veja onde ele pode ser ainda mais reduzido | Infográfico/Agência Minas

Muitas visitas, mais banhos e banheiros o que exige mais manutenção. Veja como estar em dia com a higiene desta parte da casa. A negligência nestes procedimentos pode ser a vilã da seu gasto mensal:

Monitore seu consumo e veja onde ele pode ser ainda mais reduzido | Infográfico/Agência Minas

Monitore seu consumo e veja onde ele pode ser ainda mais reduzido

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) disponibiliza também na internet um link para a Calculadora do Consumo de Água. Nesse aplicativo, o consumidor pode calcular, de acordo com suas próprias informações, o quanto de água está consumindo em sua casa.

Para isso, é preciso responder algumas perguntas a respeito de diversas maneiras de como é feito consumo de água em sua casa. Por exemplo: quanto tempo você gasta no banho, quantas vezes por dia você lava a sua mão, quantas vezes você escova os dentes e se deixa a torneira aberta enquanto isso, quantas vezes por mês você lava o seu carro, se lava o quintal usando mangueira, entre outras questões.

Depois de respondidas as perguntas, é calculado quantos litros de água você gasta por dia e se sua faixa de consumo é considerada ótima, muito boa, boa, razoável, ruim ou péssima. Em seguida, é apresentado também qual o consumo mensal da sua residência e também qual o setor da casa em que você mais está consumindo água.

Além disso, o site disponibiliza também dicas específicas para você saber como reduzir menos água onde está gastando mais.

Para fazer suas contas acesse: http://raposa.meioambiente.mg.gov.br/sistemas/projetocalc

Agência Minas

Saiba mais no Caderno Água

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest