CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
   
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver
14/11/2008

Uberlândia sedia consulta pública sobre recursos hídricos

   
Divulgação/arquivo
Universidade Campus Santa Mônica

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promove, na próxima terça-feira (18), em Uberlândia, a primeira consulta pública do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH).

O objetivo da reunião é apresentar e discutir com a sociedade da região do Triângulo Mineiro o diagnóstico ambiental do Estado, os cenários de desenvolvimento para o balanço hídrico e a compatibilização da Política de Recursos Hídricos com as políticas setoriais, como a da saúde e da agricultura.

A consulta pública de Uberlândia é parte do primeiro ciclo de reuniões do Plano. Até dezembro, serão realizadas outras oito consultas. Em novembro, nas regiões do Alto São Francisco, em Divinópolis (19), no Noroeste de Minas, em Unaí (20), no Sul, em Varginha (25), na Zona da Mata, em Ubá (27). Em dezembro, no Norte de Minas, em Montes Claros (02), no Alto Jequitinhonha, em Diamantina (04) e no Leste, em Governador Valadares (09). O encerramento será em Belo Horizonte, no dia 10 de dezembro.

As reuniões são abertas a toda a sociedade e têm como objetivo discutir com a população assuntos de interesse público. Com a realização dessas reuniões, o Igam pretende escutar as ponderações e sugestões da população sobre a gestão da água em Minas. “A ampla participação da sociedade é fundamental para garantir a construção de um plano acordado e de implementação viável”, afirma a gerente de Planejamento de Recursos Hídricos do Igam, Célia Fróes.

A segunda etapa das consultas públicas será realizada no primeiro semestre de 2009 e irá discutir as propostas de diretrizes e programas do Plano e o planejamento estratégico. A última rodada das audiências acontece no segundo semestre de 2009, quando será apresentada a versão consolidada do Plano Estadual de Recursos Hídricos, com diretrizes, metas e programas para a gestão estratégica das águas em Minas.

A região

No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão localizados os Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH dos Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba, CBH do Rio Araguari e CBH dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba) e o Comitê dos Afluentes Mineiros do Rio Grande. A economia da região é baseada na agropecuária, além de possuir a principal área de plantação de cana-de-açúcar de Minas Gerais, com grandes usinas de álcool e seus derivados.

A Bacia dos Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba abrange 18 municípios, como Patrocínio e Patos de Minas, apresentando uma população estimada em 434.241 habitantes. A Bacia do Rio Araguari possui 13 municípios, com uma população de 741.486 habitantes. Nela, estão cidades como Uberlândia, Araguari e Araxá. Já a Bacia Hidrográfica do Baixo Paranaíba possui aproximadamente 211.641 habitantes, distribuídos em 13 municípios. Na Bacia Hidrográfica do Baixo Rio Grande são 18 municípios, com uma população de 455.401 habitantes.

PERH

O Plano Estadual de Recursos Hídricos visa assegurar os usos múltiplos da água, a conservação, proteção e a recuperação das bacias hidrográficas e subsidiar a tomada de decisões dos membros do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, além de identificar fontes de financiamento para a implementação de projetos prioritários. A elaboração do documento terá um investimento de cerca de R$ 3 milhões e a previsão de conclusão é dezembro de 2009.

De acordo com Célia Fróes, o Plano tem, nesta sua primeira concepção, um planejamento de quatro anos para sua execução e está sendo elaborado como um processo permanente de negociação e interação. “Este planejamento não se encerra com a elaboração do Plano, pelo contrário, é um processo contínuo”, conclui.

Consulta Pública do Plano Estadual de Recursos Hídricos - Uberlândia
Data: 18 de novembro, de 13 às 17h
Local: Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica
Anfiteatro 3Q (avenida João Naves de Ávila, 2121)

Agência Minas

Veja o que já publicamos sobre Água


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado

FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Meteorologia