CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
   
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 30 abril, 2009 19:45

Plano de Contingenciamento da Gripe Suína será divulgado terça

   

Na tarde desta quinta-feira (30), durante a instalação do Comitê de Enfrentamento da Ameaça da Gripe Suína, o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, anunciou para a próxima terça-feira (5), às 14h, no auditório do Canal Minas Saúde – rua Sapucaí, 429, térreo, Floresta - a divulgação do Plano Estadual de Contingenciamento.

O objetivo do plano é normatizar os procedimentos a serem seguidos. "O Plano irá evitar dúvidas em relação aos métodos a serem seguidos", explicou Marcus Pestana.

Além da divulgação do Plano Estadual, na reunião de terça-feira, os gestores receberão orientação quanto à criação da retaguarda hospitalar descentralizada em todas as 13 macrorregiões do Estado. Por isso, além dos componentes do Comitê, estarão presentes os secretários municipais de saúde das 18 cidades pólos macrorregionais. Hoje, na capital, o Hospital das Clínicas possui 24 leitos. A partir de terça-feira, o Hospital Eduardo de Menezes, da Fhemig, irá disponibilizar 34 leitos.

Durante a reunião, o secretário reafirmou que não há confirmação de casos no Brasil e que a sociedade deve ter cautela. "Temos um desafio pela frente, mas não há motivo para pânico. Todas as ações para minimizar e evitar a gripe suína estão sendo planejadas e realizadas pelo Comitê", disse.

Passageiros assintomáticos serão acompanhados diariamente pelo telemarketing instalado a partir da noite desta quinta-feira (3). Os sintomáticos não devem sair de casa em busca de atendimento médico, mas ligar para o Disque Epidemiologia no 0800 283 2255. "Essa ação tem como foco a detecção precoce e o isolamento para evitar a disseminação de um caso importado de gripe no país", ressaltou o Secretário Adjunto de Estado de Saúde, Antônio Jorge.

Comando único

A instalação do Comitê de Enfrentamento da Ameaça da Gripe Suína, realizada nesta quinta-feira, tem o objetivo de criar um comando único das ações em Minas Gerais, a partir das diretrizes do Ministério da Saúde e da Anvisa. "É preciso ter unidade desde a informação até a assistência a população", explicou o secretário Marcus Pestana.

O Comitê terá reuniões diárias, inclusive plantão no feriado, para a definição de diretrizes e ações. "O Comitê possibilita a atuação harmoniosa de diversas instituições com a meta de cuidar do cidadão", destacou o secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira.

O grupo é composto pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS_BH), Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Consems), Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Infraero.

Carlos Alberto Pereira Gomes - presidente da Funed
"A Funed está garantindo a sustentação laboratorial. Neste momento, a responsabilidade da instituição é coletar as amostras em condições adequadas e encaminhar para o laboratório de referência. O protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que, somente após a identificação do vírus no País, os exames passem a ser feitos nos laboratórios macrorregionais. Nesse sentido, caso seja identificado o vírus no Brasil, a Funed está preparada para fazer os exames nível biológico 3, que é o realizado para esse tipo de vírus. No entanto, a nossa expectativa é que os laboratórios macrorregionais nunca tenham que fazer o exame".

Luís Márcio Araújo Ramos - presidente da Fhemig
"A Fhemig vai disponibilizar 34 leitos no Hospital Eduardo de Menezes, devido à sua vocação para o atendimento a pacientes vítimas de doenças infecto-contagiosas, contando, dessa forma, com uma estrutura para esse tipo de assistência. Em um segundo momento podemos bloquear todo o hospital, colocando outros leitos à disposição. A Fhemig conta com uma equipe de infectologistas experiente e estará em constante monitoramento e treinamento das equipes médicas de outros municípios, caso seja necessário".

Major Laurentys Júnior - Polícia Militar
"A Polícia Militar já orientou todos os 38 mil homens que fazem parte da corporação no Estado. Também já fizemos um levantamento dos militares que se encontram no exterior e a data de retorno. Solicitamos que, assim que chegarem, procurem suas unidades de origem. Também estamos orientando nossos 57 médicos, que estão espalhados por todas as regiões, por meio de informações retiradas do site da SES e do Ministério da Saúde para que eles estejam preparados para prestar os primeiros atendimentos, caso seja necessário. Além disso, disponibilizamos um apartamento isolado no Hospital Militar para prestar um primeiro atendimento de casos suspeitos em militares de qualquer lugar do Estado".

Milton Campos Siqueira - gerente de segurança aeroportuária
"Desde o início da semana, a Infraero está trabalhando em parceria com Anvisa e Secretaria de Estado de Saúde. Antes do pouso, a torre faz contato com o comandante, buscando informações do estado de saúde apresentado pelos passageiros. Caso tenha alguém com sintomas, a aeronave está sendo direcionada para uma posição remota, onde a pessoa desce e é encaminhada para a ambulância do Samu para receber os primeiros atendimentos. Isso é feito nos vôos internacionais e também domésticos. Acreditamos que esses procedimentos são fundamentais para o enfrentamento da ameaça da gripe".

Alexandre Lucas Alves - Tenente Coronel e Secretário Executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG)
"É função da Defesa Civil a coordenação e organização na administração de desastres, “porém, a gripe suína ainda não pode ser considerada um desastre, mas, de qualquer maneira, em caso de desastre, a defesa civil está preparada e utilizará todas as armas técnicas necessárias”.

Carlos Sebastião Reis - Major do Corpo de Bombeiros
“Nossos profissionais já seguem, rotineiramente, todos os procedimentos técnicos recomendados para evitar qualquer tipo de contaminação. Todos já estão instruídos a utilizarem todo o tipo de dispositivo de barreiras, como luvas, avental, óculos e realizarem assepsia nos veículos".

Agência Minas


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado

FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Meteorologia