Holopraxis - Caminhos para o autoequilíbrio
Minas Gerais

Decreto Emergencial agiliza resposta à ameaça da Gripe A

sábado, 2 maio, 2009 18:23

O Governo de Minas publicou, nesta sexta-feira (01), um Decreto Emergencial para agilizar a contratação de recursos humanos e a aquisição de insumos (máscaras, luvas e medicamentos). A informação foi passada pelo secretário-Adjunto de Estado de Saúde, Antônio Jorge Souza Marques, durante reunião do Comitê de Enfrentamento da Ameaça da Influenza A/H1N1, realizada na parte da manhã.

Antonio Jorge ressaltou que "Minas não vive uma situação emergencial; a situação é de vigilância permanente. O decreto nos oferece mecanismos para respondermos prontamente a uma eventualidade”. Ele anunciou, ainda, a compra de 6 milhões de máscaras, das quais, 5 milhões para a população, além de 1 milhão de máscaras cirúrgicas, para uso exclusivo dos profissionais de saúde. Dez por cento deste total será adquirido pelo Estado por compra direta e estará em estoque já na próxima semana. O restante será comprado por registro de preço.

A intenção é que exista uma reserva capaz de atender à demanda em caso de emergência. É importante ressaltar que Minas Gerais vive um momento de relativa tranqüilidade. Não há registro de nenhum caso confirmado até o momento e a vigilância é constante. A SES-MG está comprando também 50 mil doses do medicamento antiviral para adultos e outras 500 doses para crianças.

O risco de pandemia é uma situação nova. O secretário Adjunto Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, destacou que as situações de risco anteriores, como por exemplo o risco de disseminação da Gripe Aviária, auxiliaram na agilidade das respostas e na divisão de tarefas. “Todas as medidas buscam oferecer responsabilidade sanitária”.

Hospital de Referência


A reunião do Comitê de Enfrentamento da Ameaça da Gripe Suína definiu também, que o Hospital Eduardo de Menezes, da Rede Fhemig, atuará como hospital de referência para receber os pacientes com quadro suspeito de Influenza A (H1N1) que ocorram no interior do Estado. A descentralização da assistência, anunciada nessa quinta-feira (30), pelo secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, será decidida no lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento da Ameaça Influenza A/H1N1 (Gripe Suina).

O lançamento do Plano será na próxima terça-feira (05), às 14 horas, no auditório do Canal Minas Saúde (Sapucaí, nº 429, Térreo, Bairro Floresta). Além dos membros do Comitê, participam também os secretários municipais de saúde dos 18 municípios pólo macrorregionais (Belo Horizonte, Alfenas, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Passos, Varginha, Barbacena, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Ponte Nova, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia).

Agência Minas


Seja mantenedor do Farol Comunitário - jornal web gratuito e livre de senhas. Pode ser qualquer valor e nós ficamos Muito Gratos. Para doar utilize o botão ao lado.

Rádio Web Viola Viva   Núcleo da Música   JanCom AgÊncia da Informação
-   -   -
     
-   -   -
    Anuncie aqui   Vídeos do Renato Cury

outros destaques:

Minas Gerais

Gripe Influenza A (H1N1) - Gripe Suína

Brasil no Google Maps

Grupos do Google
Participe do grupo Farol Comunitário
E-mail:
Visitar este grupo

no blog
Últimas do Farol no
Notícias no Google News Brasil