Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Mobilidade Urbana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
sexta-feira, 12 dezembro, 2014 - 19h25

Terceira e quarta etapas do MOVE Justinópolis e São Benedito

A previsão da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas é de que, ao final desse mês, haja a implantação de uma quarta etapa nas duas estações

   

A partir deste sábado (13/12), quatro novas linhas alimentadoras passarão a integrar na Estação Metropolitana MOVE Justinópolis, em Ribeirão das Neves, e outras sete integrarão na Estação MOVE São Benedito, em Santa Luzia.

A medida faz parte da terceira etapa de inclusão de linhas nas estações.

A previsão da área técnica da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) é de que, ao final desse mês, haja a implantação de uma quarta etapa nas duas estações.

Com a implantação das duas etapas, haverá uma redução de 113 veículos/dia no centro de Belo Horizonte, sendo 44 veículos originados do primeiro município e 69 do segundo.

Divulgação/Setop
A implantação das duas etapas vai ajudar a reduzir em 113 o número de veículos, por dia, na região central da capital

A chegada de novas linhas alimentadoras nas Estações MOVE de Justinópolis e São Benedito vai promover a ampliação da oferta de horários das linhas troncais. Em cada uma das estações funcionam três linhas troncais que saem com destino a Belo Horizonte, em direção à área central – direta e paradora - e área hospitalar (paradora). Em Justinópolis 16 linhas alimentadoras já operavam e em São Benedito outras dez linhas. Atualmente, as Estações MOVE de Ribeirão das Neves e Santa Luzia, atendem de forma provisória e a previsão é de que os Terminais definitivos sejam concluídos no próximo ano.

Agência Minas

Quarta etapa do MOVE Justinopolis e São Benedito

Já para sábado (20/12), está previsto o início da quarta etapa nas Estações do MOVE Metropolitano de Justinopolis e São Benedito, com a entrada em operação de mais quatro linhas alimentadoras com integrarão em Ribeirão das Neves e mais três linhas alimentadoras em Santa Luzia. A expectativa é de atender a 43 mil passageiros em cada uma das estações ao fim da quarta etapa. Sendo que atualmente em Justinopolis são 20 mil passageiros diários e em São Benedito outros 24 mil.

Agência Minas

Integração e o Cartão Ótimo

O benefício da integração entre as linhas alimentadoras e troncais do sistema MOVE Metropolitano só pode ser usufruído com o uso do Cartão Ótimo.. O Cartão Ótimo permite ao passageiro realizar a integração física na Estação São Benedito e Justinópolis sem acréscimo de tarifa.

A recarga do Cartão Ótimo pode ser feita com qualquer valor, nos postos de venda dos terminais e das estações de transferência. Estes cartões não são descartáveis e poderão ser de uso permanente e individual dos passageiros.

Para efeito de tarifação, o valor da tarifa troncal do MOVE Metropolitano nas Estações de São Benedito e Justinopolis é de R$ 3,50. O valor da linha alimentadora é o mesmo que se encontra em vigor atualmente. O pagamento em dinheiro do deslocamento na linha troncal do MOVE, acrescido do valor da alimentadora, representará, para o passageiro a cobrança do valor integral de cada uma das duas passagens, sem direito ao benefício da integração tarifária, que faz o débito no Cartão Ótimo somente do valor da tarifa em vigor.

Monitoramento e fiscalização

A implantação das duas etapas será acompanhada por técnicos da Setop, fiscais do DER/MG e representantes do Consórcio responsáveis pelas linhas em operação em Justinopolis e São Benedito. Para receber os novos passageiros, as Estações tiveram as suas plataformas de embarque ampliadas e manutenção das adaptações para receber pessoas com dificuldade de locomoção. Para enviar sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário do DER/MG pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone LIG MINAS 155, opção 6 e para consultas sobre informações de cada linha no site do DER/MG: www.consultas.der.mg.gov.br.

Para informar os passageiros das linhas alimentadoras, que vão iniciar a operação neste sábado e no próximo, estão sendo distribuídos folhetos contendo informações da Estações e das linhas disponíveis, tato alimentadoras quanto troncais. Cartazes também serão afixados no interior dos ônibus. Monitores da equipe “Posso Ajudar” estarão presentes nas Estações com o objetivo de tirar dúvidas e orientar os passageiros na plataforma de embarque. Sobre a comercialização do cartão Ótimo as informações podem ser obtidas diretamente no site do Cartão Ótimo: www.otimoonline.com.br.

Agência Minas

Veja o que já publicamos sobre Mobilidade

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest