Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia

terça-feira, 23 novembro, 2010 23:01

Produção comercial de truta vira rota turística na Serra Gaúcha

Divulgação
Produção de truta vira rota turística na Serra Gaúcha - Projeto interestadual foi lançado pelo Sebrae no Festival de Turismo de Gramado

Empreender também é inovar, aproveitando as oportunidades que o mercado oferece. Por conta disso, o Sebrae no Rio Grande do Sul lançou no último sábado (20) a Rota da Truta na Serra Gaúcha, durante o Festival de Turismo de Gramado.

Agregada ao reconhecido valor turístico da Serra Gaúcha e aliada aos bons usos dos recursos naturais, a rota possibilita conhecer a origem do produto (as formas de criação dos peixes até o momento da venda) e adquiri-lo direto da fonte.

A criação da Rota da Truta na Serra Gaúcha era uma das metas do Projeto Caminho dos Tropeiros, também desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Sul. "Sendo a pesca esportiva da truta um dos atrativos da região, com possibilidade de agregar valor turístico para o destino, a Rota foi priorizada pelo Projeto no trabalho de estruturação da oferta turística local", explica a técnica do Sebrae/RS, Luciana Silveira Thomé.

Segundo ela, muitos empresários das cidades abrangidas pelo projeto já exploram a atividade, mas de forma individualizada. "A truta é um peixe exótico que se adaptou muito bem às águas da região, o que atrai muitos pescadores interessados em conhecer a espécie e as formas de criação."

O engenheiro agrônomo Otto Walter Schmiedt, que acompanha o projeto, conta que o potencial da atividade existente e sua atratividade, comparados com as principais regiões turísticas de pesca, também tiveram grande importância para a idealização da rota. "Na Patagônia chilena e argentina, muitos municípios têm sua economia baseada na pesca da truta", exemplificou.

"A proposta da Rota da Truta no Rio Grande do Sul surgiu em 2009, mas em Santa Catarina já existe desde 2001", conta. Neste novo formato, a rota envolve todos os municípios onde a truta habita os rios, foi introduzida em estabelecimentos "pesque e pague" ou em produção comercial.

Benefícios
Além dos atrativos turísticos que poderão ser conferidos pelos visitantes que passarem pela Rota da Truta, o projeto promove diversos benefícios para a região, como a ampliação da oferta turística, o aumento do fluxo de visitantes e o aumento da permanência média. Além disso, permite a agregação de valor aos serviços (como a gastronomia e o artesanato), bem como o aumento do consumo horizontalmente, ou seja, de outros serviços e produtos integrados à cadeia produtiva do turismo.

Outra possível consequência da implantação do projeto da Rota da Truta, observa Otto Schmiedt, é a inclusão de novos agentes na cadeia da pesca, como agências de turismo, pousadas e guias turísticos. O projeto também possibilita a ampliação da disponibilidade de novos rios para pesca, através da formação de novos parceiros e da organização e regulamentação da pesca da truta.

A Rota da Truta na Serra Gaúcha abrange os municípios de Bom Jesus, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Vacaria, Gramado, Canela, Garibaldi e Caxias do Sul e se integra com Santa Catarina na Rota da Truta RS/SC, num projeto interestadual de grande potencial de desenvolvimento, que une entidades e empresas de pesca, pesquisa e produção de truta.

Agência Sebrae de Notícias/RS

Veja também o que publicamos sobre Pesca e Peixe

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest